Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2013

Segurança e Saúde no Trabalhado para a Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento

 Manual de Segurança e Saúde no Trabalhado para a Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento

Devido à abundância de matéria-prima, à facilidade de extração e de moldagem enquanto no estado de barro úmido e ao endurecimento por secagem ou cozedura, a cerâmica é provavelmente o primeiro material artificial produzido pelo homem. O desenvolvimento da indústria cerâmica brasileira acompanhou as transformações socioeconômicas, com a intensificação do crescimento urbano e o início do processo de industrialização.

Hoje, a indústria cerâmica tem participação da ordem de 1% do PIB brasileiro com aproximadamente 5.000 empresas, a maioria micro-indústrias, que empregam 110.000 trabalhadores. O estado de São Paulo conta com 21% das indústrias e emprega 24% dos trabalhadores da indústria cerâmica no Brasil. A maioria dos trabalhadores é do gênero masculino e com baixo grau de escolaridade.

Este ramo industrial apresenta condições de trabalho que podem ser aprimoradas a partir do reconhecimento de suas inadequações e da implementação de medidas de controle, adoção de regras, métodos e procedimentos voltados a garantir o trabalho seguro, com participação dos trabalhadores.

A Divisão de Saúde do SESI-SP apresenta o Manual de Segurança e Saúde no Trabalho direcionado à Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento, o oitavo de uma coleção voltada a motivar e orientar gestores e trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho, aprimorar condições laborais e promover a redução dos riscos ocupacionais e de seus efeitos nos trabalhadores.

 

Informações e Sugestões
Centro de Apoio em SST
Telefone: (11) 2291-1444 Ramal 214
e-mail: atendesstcatumbi@sesisp.org.br


Faça o Download do Manual
Manual de Segurança e Saúde no Trabalhado para a Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento (4.648 Kb - PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário