Manual de Segurança e Saúde no Trabalhado para a Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento
Devido à abundância de matéria-prima, à facilidade de extração e de moldagem enquanto no estado de barro úmido e ao endurecimento por secagem ou cozedura, a cerâmica é provavelmente o primeiro material artificial produzido pelo homem. O desenvolvimento da indústria cerâmica brasileira acompanhou as transformações socioeconômicas, com a intensificação do crescimento urbano e o início do processo de industrialização.
Hoje, a indústria cerâmica tem participação da ordem de 1% do PIB brasileiro com aproximadamente 5.000 empresas, a maioria micro-indústrias, que empregam 110.000 trabalhadores. O estado de São Paulo conta com 21% das indústrias e emprega 24% dos trabalhadores da indústria cerâmica no Brasil. A maioria dos trabalhadores é do gênero masculino e com baixo grau de escolaridade.
Este ramo industrial apresenta condições de trabalho que podem ser aprimoradas a partir do reconhecimento de suas inadequações e da implementação de medidas de controle, adoção de regras, métodos e procedimentos voltados a garantir o trabalho seguro, com participação dos trabalhadores.
A Divisão de Saúde do SESI-SP apresenta o Manual de Segurança e Saúde no Trabalho direcionado à Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento, o oitavo de uma coleção voltada a motivar e orientar gestores e trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho, aprimorar condições laborais e promover a redução dos riscos ocupacionais e de seus efeitos nos trabalhadores.
Informações e Sugestões
Centro de Apoio em SST
Telefone: (11) 2291-1444 Ramal 214
e-mail: atendesstcatumbi@sesisp.org.br
Faça o Download do Manual
Manual de Segurança e Saúde no Trabalhado para a Indústria de Cerâmica Estrutural e Revestimento (4.648 Kb - PDF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário