Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Doenças Osteomusculares

clip_image001Mário Sobral

Investigando as doenças osteomusculares

O número de processos judiciais relacionados a doenças osteomusculares no trabalho está cada dia mais elevado e os profissionais de segurança precisam trabalhar em parceria com o setor de saúde para conseguir identificar as situações em que há realmente a responsabilidade da empresa.

Devemos lembrar que na área de saúde não temos a exatidão da engenharia e que as doenças podem ter múltiplos fatores.

Você deve estar resmungando, eu sou da segurança do trabalho, não sou médico.

Ok, mas você também é da equipe do SESMT e sendo da equipe deve ajudar no todo, mesmo sem ser um expert no assunto.

Abaixo alguns dos indícios importantes de serem analisados para concluir a origem da doença? Vejamos alguns exemplos:

- Vários colaboradores no mesmo posto de trabalho e nenhum caso similar. Isto não significa que o posto não seja o problema, mas se tivermos um histórico das doenças, dos afastamentos e das queixas da empresa no referido posto, talvez tenhamos indícios que a patologia pode ter outra origem.

- Em determinada atividade há contínua movimentação dos punhos, porém temos análise ergonômica indicando baixo risco para a atividade, pois para este esforço temos medidas de controle como: pausa, ginástica laboral, rodízio e outros mecanismos de regulação que são utilizados para atenuar a sobrecarga dos riscos biomecânicos.

- É necessário avaliar se o trabalhador não está exposto a riscos de origem não ocupacional, os quais podem contribuir para a doença, como por exemplo: dupla jornada de trabalho, poucas horas de sono, baixa qualidade da alimentação do trabalhador, lazer que cause esforço elevado, etc. Além disso, temos outras doenças que podem ser a verdadeira origem do problema, como por exemplo: Diabetes, Gota, Hipotireoidismo, Artrite Reumatóide, Tuberculose, Infecção Fúngica, etc.

Esta pesquisa em parceria com o setor de saúde é essencial, pois em uma perícia, o Médico do Trabalho irá analisar todos os dados e talvez solicitar do reclamante os exames necessários para excluir a possibilidade de alguma doença ser a verdadeira origem da patologia.

Com estas ações, caso venhamos a perder a causa, pelo menos teremos um estudo embasando nossos argumentos para solicitar investimentos com o objetivo de eliminar os riscos do posto de trabalho.

------------------------------

Jornal Segurito - para receber mensalmente envie e-mail para jornalsegurito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário