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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL - Parte 3

 

clip_image002Por: Monica Pinheiro

Médica do Trabalho, Ergonomista e Bacharel em Direito

 

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL – Continuação

O modelo de questionário adotado para realização da pesquisa de campo foi:

1. Como você avaliaria sua qualidade de vida no trabalho? Como você vê essa iniciativa da empresa de fazer um programa de qualidade de vida?

2. Como você está de saúde hoje?

3. Em que medida você acha que sua dor (física) impede você de fazer o que você precisa?

4. Você está fazendo algum tratamento médico?

5. O quanto você aproveita a vida?

6. Em que medida você acha que sua vida faz sentido?

7. Você consegue concentrar-se de maneira fácil para efetuar suas tarefas de trabalho?

8. Você se sente seguro (a) no decorrer da sua vida diária?

9. Como é o seu ambiente de trabalho (clima, barulho, poluição, atrativos)?

10. Você tem energia suficiente para o seu dia-a-dia?

11. Você aceita bem sua aparência física?

12. Você tem dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades?

13. Tem fácil acesso a informações e disponibilidade rápida aos recursos necessários para executar seu trabalho?

14. Você tem oportunidades de praticar atividades que gosta e tem lazer satisfatório?

15. Tem dificuldades para se locomover para seu local de trabalho? Qual o transporte que você usa?

16. Dorme bem? Qual o número de horas?

17. Está satisfeito(a) com a empresa que trabalha?

18. Está satisfeito com sua capacidade para o trabalho? Acha que tem possibilidade para melhorar alguma coisa? O que você precisa ter para melhorar seu desempenho?

19. Você está satisfeito(a) com você mesmo?

20. Está plenamente satisfeito com suas relações pessoais (amigos, parentes, conhecidos, colegas)?

21. Tem companheiro fixo ou está solteiro?

22. Tem condições de moradia adequada: água encanada, toma água filtrada, casa de tijolo, tem saneamento básico?

23. Mora com quem?

24. Tem fácil acesso aos serviços de saúde? Usa o plano de saúde da empresa?

25. O que você acha dos benefícios oferecidos pela empresa?

26. Com que frequência você tem sentimentos negativos tais como mau humor, desespero, ansiedade, depressão?

27. Tem boa alimentação no trabalho? E em casa como é sua alimentação?

28. A remuneração que você ganha dá para cobrir todos os seus gastos?

29. Tem uma vida confortável?

30. Você participa de algum movimento comunitário?

31. Qual a sua religião?

32. Pratica algum esporte?

33. Está estudando?

34. Quais os objetivos mais importantes da sua vida?

35. Quais os seus planos para este ano? E para o futuro o que você tem em mente?

36. Você tem facilidade de se comunicar com as pessoas?

37. Você acha que tem chance de crescimento na empresa?

38. Que recurso você acha que falta para melhorar seu trabalho?

39. Você sente que tem autonomia sobre seu trabalho?

40. Seu chefe aceita as sugestões que você fala para melhoria do trabalho?

41. Você está satisfeito com sua chefia?

42. Seu dia é dinâmico ou monótono. Faz tudo igual sempre no seu trabalho?

43. Planeja suas tarefas antes de começá-las?

44. Segue a risca as normas e orientações da empresa?

45. Usa equipamento de proteção individual?

46. Você sente que a empresa investe em você?

47. Você se sente seguro no seu trabalho? O que precisa para você se sentir seguro?

48. Como é o clima do seu ambiente de trabalho? Como é o nível de estresse?

49. Você sente que existe dentro da empresa algum tipo de preconceito?

50. Como se dá a comunicação dentro da empresa?

51. Você tem direito a privacidade no seu trabalho? Tem liberdade de expressão?

52. Fuma ou bebe?

53. Gosta do seu horário de trabalho? Qual é o seu horário atual?

54. Gosta dos seus colegas de trabalho?

55. Se você pudesse mudar sua vida o que você faria diferente?

56. Se você fosse o dono da empresa o que você faria para melhorá-la?

57. Faz checkup de saúde ou só procura o médico quando está doente.

58. Cite o fator que mais te prejudica no trabalho.

59. Fale sobre 3 qualidades suas e cite 3 defeitos.

60. Quais as principais doenças da sua família?

61. Quais os principais fatores que levam você a faltar ao trabalho?

62. Você está satisfeito com os benefícios que a empresa te oferece?

63. Qual a sua maior frustração?

64. Qual o seu maior medo?

65. Você consegue influenciar facilmente as pessoas?

66. O que você acha do seu líder? O que mais agrada nele e o que mais desagrada?

67. Você acha que tem o número de treinamentos suficientes para o trabalho que você executa?

68. Você gosta da sua profissão ou trabalha nela porque precisa?

69. O que é trabalho para você: meio de sustento, meio de realização, os dois ao mesmo tempo ou pura obrigação?

70. Qual o seu grande desafio atual?

Em relação aos resultados esperados pela implantação de ações ergonômicas organizacionais existe a possibilidade de incremento de indicadores entre 50 a 90% em:

a. segurança (redução de acidentes)

b. saúde (principalmente doenças ósteo-articulares-musculares)

c. QVT (aumento da autoconfiança, motivação, satisfação, manejo de estresse, etc..).

d. produtividade (melhora em quantidade e qualidade)

Os critérios para um bom projeto organizacional privilegia o fator humano para alocação de funções e tarefas, além de considerar às variáveis sócias técnicas no delineamento do sistema de trabalho.

A ergonomia não apresenta soluções prontas ou orientações absolutas, já que procura junto com as organizações o desenvolvimento de uma ergonomia participativa no sentido de encaminhar orientações nas situações de sua responsabilidade.

À medida que se desenvolvem modelos de organização do trabalho, a ergonomia vem sendo aplicada dentro das suas bases técnico-científicas, introduzindo nas organizações o saber da força laborativa na solução dos problemas apresentados (ergonomia participativa), com isso, tem-se obtido custos mais baixos no processo produtivo.

# Clima e cultura organizacional:

Fundamentos teóricos e técnicos sobre clima e cultura organizacional podem ser inseridos em função da relação desse tema com a pesquisa de campo. A respeito desses itens, isso permite avaliar o clima organizacional entre subordinados e a área de liderança. Relações interpessoais conflituosas no trabalho podem gerar estresse e aumentar o índice de doenças, acidentes e de absenteísmo.

O clima organizacional integra as questões de organização do trabalho, está, portanto, incluso na ergonomia organizacional (macroergonomia). Podemos dizer que o clima organizacional é o tempero das relações de trabalho e deve ser monitorado periodicamente por meio de mecanismos de feed-back dos empregados através de pesquisas de clima, caixas de sugestões espalhadas na empresa, linha direta de comunicação com RH (Recursos Humanos) ou SAC.

Não adianta a empresa investir em ergonomia física perfeita e ter um clima de trabalho pesado, pois o processo de adoecimento vai acontecer da mesma forma, em consequência do desenvolvimento de patologias de ordem psicossomáticas. Normalmente, as pessoas dão mais valor ao ambiente externo e não se preocupam em tratar o que não é palpável, ou seja, o que não existe de forma concreta e visível aos olhos. Isso, entretanto, não minimiza os efeitos e impactos do clima organizacional sobre a saúde dos trabalhadores. Se ocorrer forte incompatibilidade entre as expectativas e formação sócio-cultural do empregado com a política exercida pela empresa isso pode trazer como reflexo grande desmotivação, com repercussão na produtividade (baixo rendimento) e até desinteresse futuro de manter o vínculo empregatício.

Não temos como abordar clima organizacional sem previamente dizermos o que significa trabalho na vida das pessoas. O trabalho representa um valor importante, exerce uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores e também sobre sua satisfação e sua produtividade (Herzberg, 1966, 1980, 1996; Hackman e Suttle, 1977 (apud GUIZZE, 2011).

De acordo com Fryer e Payne 1984 (apud GUIZZE, 2011) o trabalho seria uma atividade útil, determinada por um objetivo definido além do prazer gerado por sua execução.

Ketchum e Trist, 1992 (apud GUIZZE, 2011), acreditam que os problemas de desempenho organizacional dependem da organização do trabalho e, mais precisamente, do grau de correspondência entre as características das pessoas e as propriedades das atividades desempenhadas.

Abordagem sociotécnica: esse modelo visa organizar o trabalho de tal forma que o comprometimento dos indivíduos seja estimulado e que o desempenho organizacional seja melhorado. Trata-se, de fato, de organizar o trabalho de maneira a corresponder às motivações intrínsecas e extrínsecas dos trabalhadores (Ketchum e Trist, 1992, apud GUIZZE, 2011). A concepção dos sistemas sociotécnicos considera vários aspectos extrínsecos que podem afetar o comprometimento no trabalho, tais como o salário, as condições físicas, materiais e as regras organizacionais.

Existem possibilidades de ocorrer determinadas situações no trabalho:

a. desajustes comportamentais

b. estresses

c. somatizações

d. inadequações ao trabalho

e. acidentes de trabalho

Para minimizar os problemas acima citados às organizações têm adotado as seguintes medidas:

a. flexibilização das relações de poder e autoridade (delegação de tarefas e responsabilidades).

b. redução de níveis hierárquicos (para facilitar a comunicação e a tomada de decisão; hierarquia horizontal onde se encontra o mesmo poder decisório tem sido preferida à hierarquia vertical).

c. canais de comunicação e interação entre os funcionários (facilita a integração com outros setores de trabalho, fortalece o trabalho de equipe).

d. reorganização do ambiente de trabalho (por meio de ergonomia participativa, com menos barreiras que impeçam a comunicação das pessoas no ambiente de trabalho).

e. alcance dos objetivos e metas organizacionais e pessoais (criação de planos de carreira, de programas de desenvolvimento de pessoas, de acolhimento de novas ideias dos empregados para melhora da produtividade, da escolha de metas mais objetivas e de implantação a curto prazo, entre outras).

f. incremento da produtividade, qualidade e competitividade (pelo aumento do número de treinamentos em capacitação de empregados, pelo oferecimento de recursos técnicos de trabalho, por existir retaguarda gerencial nos processos e procedimentos, pelas aquisições de certificações, pela geração de novos produtos e/ou serviços que acompanhem as necessidades de mercado, etc...).

Continua…

 

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