Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Minutos de Segurança

Comentários do Debate iniciado por Aparecido V. Posenato, na rede Linkedin

image

 

clip_image002Aparecido V. Posenato

São Paulo e Região, Brasil

Chefe R.H. na BÖHLER TECNICA DE SOLDAGEM LTDA

 

MINUTO DA SEGURAÇA

Boa Tarde- Minha empresa esta estudando a implementação do " Minuto da Seguranaça", nossa ideia a e que os colaboradores antes do inicio da jornada façam uma avaliação e reflexão sobre a segurança no trabalho, uma bate papo de no maximo 5 minutos. Gostaria de saber se alguem ja tem isto implementado, e possa me passar algumas ideias de como faze-lo.?

----------------------------------------------

5 comentários

clip_image003

Sandro Shiguihara • Aparecido, boa tarde.

O Minuto da Segurança, ou DDS (Diálago Diário de Segurança) é uma ferramenta muito interessante a ser aplicado na empresa.

Ela traz inúmeros benefícios a segurança do trabalho, pois através dela podemos identificar os riscos, avaliar, e aplicar as medidas necessárias antes do início das atividades.

Outro ponto forte desta ferramenta é identificar possivel colaborador que não esteja em condições de trabalho como problemas de saúde, psicológico, familiar entre outros.

Outra ferramenta semelhante que poderá ser utilizada é a AST (Análise de Trabalho Seguro) ou ART (Análise de Risco da Tarefa) que consiste no preenchimento de um check list diário na identificação dos riscos da atividade e aplicação das medidas de controle.

Independente das siglas que for utilizar (DDS, AST, ART, entre outros) vale a pena a implementação na sua empresa.

Tome o cuidado para que o processo não venha a ser mecanizado, ou seja, vai ter um certo momento que os colaboradores vão descrever sempre a mesma coisa, perdendo a importância. Aí que entra a sua parte de inovar, fazer o acompanhamento dos bate papos, dinâmicas, etc.

Seja aberto a ouvir as sugestões dos colaboradores, pois você vai obter informações importantes que poderão ser utilizados como temas dos bate papos.

Cuidado para não jogar toda a responsabilidade em cima de você, pois o objetivo desta ferramente é criar uma cultura prevencionista com os colaboradores, portanto distribua as responsabilidades com eles.

Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte.

---------------------------------------------------------

Fabio Eduardo Braga

clip_image004

• O DDS ou DSS é uma importante ferramenta de prevenção e posso afirmar com propriedade que esta é sim um auxílio valioso ao SESMTs e CIPAs e até mesmo às Brigadas quando adequadamente implementada. Como sugestão, convido os colegas prevencionistas a compartilharem suas experiências, modelos de atuações e exemplos de DDS/DSS. Minhas experiências particulares de sucesso passam por forte comprometimento das lideranças que normalmente conduzem os scripts elaborados pelo SESMT e apresentam relatórios periódicos do desempenho de seus DDS ou DSS - aplicando em sua rotina de trabalho os princípios de prevenção. Quem precisar de mais detalhes, por favor, entre em contato comigo pelo e-mail fabioeduardobraga@live.com. Saúdo a todos.

-------------------------------------------------

clip_image005Aerivaldo Silva

• Boa tarde Aparecido!.

Execelente esta iniciativa, este momento aqui na minha empresa chamamos de DDS- Diálogo Diário de Segurança, porém o nome é simplesmente um detalhe... Este momento deve ser sagrado uma vez começado não deve deixar cair em descredito estou convicto de que este momento faz a diferença nas operações de qualquer ramos de produção, serviço etc...

O que você precisa fazer é montar um book com os temas desejados de acordo com sua realidade e fazer com todos os dias em um local determinado o pessoal reuna em forma de um círculo e alguém leia e faça e depois alguem da liderança reforce o assunto...

Não deixe de solicitar a presença da Liderança além de você para participar e mostrar a seus liderados que segurança é importante e o mais importante está nos valores e conceitos de todos.

Se você tiver interesse anotar meu e-mail aerivaldo.f.silva@monsanto.com me envie um e-mail que envio vários assuntos que temos já montado ai você pode selecionar o que for conveniente a você.

Boa sorte!!

Conte comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário