terça-feira, 23 de abril de 2013
Fonte: http://berezaesilvaconsultoria.blogspot.com.br/
Micro-organismos no ambiente e seus efeitos
Imagem meramente ilustrativa
São seres vivos tão pequenos que não se pode enxergar a olho nu, muitos dos quais são causadores de doenças.
Há microrganismos úteis que são utilizados em iogurtes, queijos, leites fermentados.
Os deteriorantes são os que mudam o aspecto físico do nosso alimento, cor, cheiro e sabor, o que impede o consumo do alimento.
Os patogênicos eles não mudam os aspectos, cheiro e sabor dos alimentos, mas causam doenças.
Quais doenças os microrganismos causa ao nosso organismo?
- Diarreia
- Dores de estomago
- Vômitos
- Cólicas abdominais
Os sintomas dependem da causa da doença, podem parecer após o consumo do alimento ou após dias, semanas para aparecerem.
Na maioria dos casos o sintoma surge entre 24/72 horas após a ingestão do alimento e pode ocasionar doenças graves em longo prazo.
Onde são encontrados os microrganismos?
Em todos os lugares, no ar, água, terra, pessoas, animais, utensílios, e nos alimentos.
Alguns lugares tem maior proliferação de microrganismos em fezes, água e solo, animais domésticos e marinhos (cães, gatos, peixes, vacas, porcos, etc.), pessoas (intestino, nariz, boca, mãos, unhas e pele ), ratos, insetos e outras pragas.
Toda alimentação possui uma quantidade de microrganismos é a contaminação de origem, são exemplos: Verduras, ovos crus, carnes cruas, água não tratada.
Se em todo lugar possui microrganismos porque não ficamos doentes com frequência?
Porque o nosso corpo possui mecanismos de defesa para combate-los, quando os microrganismos são em pequena quantidade não causa doenças.
Contaminação cruzada
É a contaminação que acontece quando o micro-organismo é transferido de um alimento ou superfície para outro alimento, por meio de utensilio, equipamentos ou do próprio manipulador.
A bactéria salmonela que é encontrada em carne de frango e ovos, pode levar os idosos, gestantes e crianças até a morte.
Como o alimento se torna inseguro?
Quando as quantidades de micro-organismos presentes neles atingem a dose infectante, podendo causar ao consumidor doenças, esta dose infectante pode se alcançar quando se permite a multiplicação dos micro-organismos no alimento.
O cheiro, sabor, aparência não são os fatores indicados para reconhecer se o alimento vai provocar uma doença de origem alimentar, mesmo um alimento bonito, gostoso e cheiroso pode conter micro-organismos causadores de doenças.
Para a multiplicação dos micro-organismos ele necessita de condições favoráveis são elas:
- Água: quanto mais água livre em alimento maior será a proliferação de micro-organismos. Exemplos: carne bovina, queijos, aves, pescados e leites são alimentos ricos em água.
Alimentos como bolacha, pão, cereais matinais e goiaba tem maior durabilidade pois possuem menor quantidade de água.
· Nutrientes: Os micro-organismos necessitam de nutrientes como proteínas e carboidratos para proliferação.
· Ar: Os micro-organismos diferentes do ser humano necessitam ou não para se multiplicar.
· Acidez: A maioria dos micro-organismos não se multiplicam em alimentos muito ácidos. Os alimentos pouco ácidos como palmito, milho, manga, melão, melancia, mamão, queijos, carnes, pecados favorecem a multiplicação de micro-organismos.
· Tempo: Os micro-organismos precisam de tempo para se multiplicar, as bactérias se multiplicam no intervalo de 20 em 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário