Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

domingo, 9 de junho de 2013

Micro-organismo no ambiente

terça-feira, 23 de abril de 2013

Fonte:  http://berezaesilvaconsultoria.blogspot.com.br/

Micro-organismos no ambiente e seus efeitos

Imagem meramente ilustrativa

São seres vivos tão pequenos que não se pode enxergar a olho nu, muitos dos quais são causadores de doenças.

Há microrganismos úteis que são utilizados em iogurtes, queijos, leites fermentados.

Os deteriorantes são os que mudam o aspecto físico do nosso alimento, cor, cheiro e sabor, o que impede o consumo do alimento.

Os patogênicos eles não mudam os aspectos, cheiro e sabor dos alimentos, mas causam doenças.

Quais doenças os microrganismos causa ao nosso organismo?

  • Diarreia
  • Dores de estomago
  • Vômitos
  • Cólicas abdominais

Os sintomas dependem da causa da doença, podem parecer após o consumo do alimento ou após dias, semanas para aparecerem.

Na maioria dos casos o sintoma surge entre 24/72 horas após a ingestão do alimento e pode ocasionar doenças graves em longo prazo.

 

Onde são encontrados os microrganismos?

Em todos os lugares, no ar, água, terra, pessoas, animais, utensílios, e nos alimentos.

Alguns lugares tem maior proliferação de microrganismos em fezes, água e solo, animais domésticos e marinhos (cães, gatos, peixes, vacas, porcos, etc.), pessoas (intestino, nariz, boca, mãos, unhas e pele ), ratos, insetos e outras pragas.

Toda alimentação possui uma quantidade de microrganismos é a contaminação de origem, são exemplos: Verduras, ovos crus, carnes cruas, água não tratada.

 

Se em todo lugar possui microrganismos porque não ficamos doentes com frequência?

Porque o nosso corpo possui mecanismos de defesa para combate-los, quando os microrganismos são em pequena quantidade não causa doenças.

 

Contaminação cruzada 

É a contaminação que acontece quando o micro-organismo é transferido de um alimento ou superfície para outro alimento, por meio de utensilio, equipamentos ou do próprio manipulador.

A bactéria salmonela que é encontrada em carne de frango e ovos, pode levar os idosos, gestantes e crianças até a morte.

 

Como o alimento se torna inseguro?

Quando as quantidades de micro-organismos presentes neles atingem a dose infectante, podendo causar ao consumidor doenças, esta dose infectante pode se alcançar quando se permite a multiplicação dos micro-organismos no alimento.

O cheiro, sabor, aparência não são os fatores indicados para reconhecer se o alimento vai provocar uma doença de origem alimentar, mesmo um alimento bonito, gostoso e cheiroso pode conter micro-organismos causadores de doenças.

Para a multiplicação dos micro-organismos ele necessita de condições favoráveis são elas:

  • Água:  quanto mais água livre em alimento maior será a proliferação de micro-organismos. Exemplos: carne bovina, queijos, aves, pescados e leites são alimentos ricos em água.

Alimentos como bolacha, pão, cereais matinais e goiaba tem maior durabilidade pois possuem menor quantidade de água.

· Nutrientes: Os micro-organismos necessitam de nutrientes como proteínas e carboidratos para proliferação.
· Ar: Os micro-organismos diferentes do ser humano necessitam ou não para se multiplicar.
· Acidez: A maioria dos micro-organismos não se multiplicam em alimentos muito  ácidos. Os alimentos pouco ácidos como palmito, milho, manga, melão, melancia, mamão, queijos, carnes, pecados favorecem a multiplicação de micro-organismos.
· Tempo: Os micro-organismos precisam de tempo para se multiplicar, as bactérias se multiplicam no intervalo de 20 em 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário