Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Duro golpe na Cultura de Segurança

Adilson Monteiro

Adilson José Monteiro

EHS Manager da empresa Alstom Transport

São Paulo e Região, Brasil

 

Duro golpe na Cultura de Segurança: publicada lei que impede a celebração de metas de Segurança e saúde nos programas de participação de resultados (PLR) nas empresas.

Participação nos lucros sem imposto de renda

Foi sancionada na última sexta-feira (21/6) a Lei que estabelece isenção total da cobrança de Imposto de Renda sobre valores de até R$ 6 mil recebidos por empregados a título de participação nos lucros e resultados (PLR) das empresas.

A Lei 12.832/13 altera a Lei 10.101/00 e, também, a legislação do IR aplicável às pessoas físicas. Entre os pontos importantes da nova regra estão o veto à inclusão de metas que tratem sobre segurança e medicina no trabalho e a alteração da periodicidade no pagamento.

A partir de agora os acordos firmados entre empresas e sindicatos não poderão ter nas cláusulas o cumprimento de metas relacionadas à diminuição de acidentes de trabalho, por exemplo.

Fica agora a lacuna do "exemplo vem de cima", especialmente para as chefias que se motivavam a praticar a Segurança e Saúde em virtude de seu peso na PLR.

Notar que foi uma inclusão "sorrateira" de um dispositivo que não tem necessariamente a ver com o caput da Lei.

Perdemos uma importante ferramenta na implantação da Cultura de Segurança em nosso país.

Vide Lei.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12832.htm

Nada a comemorar.

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário