Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

5S e Segurança no Trabalho

clip_image001Adilson José Monteiro

EHS Manager da empresa Alstom Transport

São Paulo e Região, Brasil

5S e Segurança no Trabalho, assuntos independentes ou complementares? image

Prezados,

Dentro de um ambiente de fábrica ou da prestação de serviços , o 5S não é só o amigo de EHS*, ele é seu irmão gêmeo, já que em várias situações, a prática do 5S e as práticas de EHS   se confundem em uma só.

Praticando os pilares de 5S grande parte dos conceitos de EHS estão inseridos , tais como :

 

  • O SEIRI, Senso de Utilização, nos ensina que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso. O SEIRI critica severamente improvisações e problemas de conservação que gerem riscos, além de criticar a utilização inadequada que possa gerar uma condição insegura.
  •  
  • O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter locais de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados, possibilitando um acesso seguro e rápido por todas as pessoas que trabalhem ou circulem no ambiente de trabalho. Um layout eficiente e seguro e a manutenção da ordem, também fazem parte deste Senso. Tudo isto, torna o ambiente de trabalho mais seguro.
  •  
  • O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes sujeira e a postura de inspeção durante a limpeza geram um ambiente mais seguro por ter menos ou nenhuma sujeira e por possibilitar a detecção precoce de anormalidades, incluindo condições inseguras.
  •  
  • O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, tem uma relação direta com a Segurança, já que neste Senso são discutidos problemas ergonômicos, de contaminação dos ambientes e de higiene pessoal como utilização adequada de banheiros, vestiários, copas, restaurantes e EPI´s.
  •  
  • O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros "S" no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Segurança e os Procedimentos de Trabalho (Ex. APR, PT, Análise de Riscos, Mudanças de Engenharia , etc.) sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.

Em resumo: O 5S é a Base para a Segurança Comportamental.

----------------------------------------------------------------

*EHS – Environment, Health and Safety - Iniciais em inglês de Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário