* Publicado em 2006
A indústria gráfica brasileira possui um parque diversificado atendendo a todos os setores da economia nacional. É responsável pela geração de mais de 200 mil postos de trabalho diretos em aproximadamente 15.000 empresas, e por 1% do PIB nacional e 3,3% do PIB industrial. No Estado de São Paulo, concentram-se 35% das empresas e 41% dos trabalhadores deste ramo industrial.
O rápido desenvolvimento tecnológico permite o surgimento de novos e vários canais de comunicação que competem mais intensamente com a comunicação impressa que passa a ser utilizada de outras formas, com outros requisitos. A empresa tem que ter a capacidade de se transformar segundo os novos requisitos de mercado, ser inovadora, agregar valor aos seus trabalhos e clientes, ser competitiva e entender que o serviço prestado vai além do serviço tradicional de impressão.
De forma geral, este ramo industrial apresenta condições de trabalho que podem ser aprimoradas a partir do reconhecimento de suas inadequações e da implementação de medidas de controle necessárias, além da utilização de técnicas mais modernas de gestão de segurança e saúde no trabalho.
A Diretoria de Assistência Médica e Odontológica do SESI/SP, por meio da Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho elaborou e apresenta o Manual de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria Gráfica, o quinto de uma coleção voltada a motivar e orientar gestores e trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho, aprimorar ambientes laborais e promover a redução dos riscos ocupacionais e de seus efeitos nos trabalhadores.
Faça o Download do Manual
Manual da Indústria Gráfica (2.609 Kb - ZIP)
Justo o que eu procurava sobre gráfica rápida em BH
ResponderExcluir