Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dimensionamento de extintores

Dimensionamento de extintores – importante saber

Obs.: Informações endereçadas ao Técnico, mas que é de interesse de todos os profissionais de Segurança do Trabalho e também dos empregadores, bem como todo pessoal envolvido no processo.

Por: Nestor Waldhelm Neto

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/dimensionamento-de-extintores-importante-saber/?goback=.gde_2298721_member_244227815

Dimensionar os extintores de uma empresa é apenas parte de um processo. É importante saber quem pode dimensionar os extintores da empresa, e como fazer.

Veremos em detalhes como proceder nessa situação artigo.

Não sabe quais extintores e quantos sua empresa precisa ter?

Não caia na tentação de dimensionar por conta própria! O dimensionamento de extintores é coisa séria e somente um profissional qualificado e habilitado pode fazer.

Para dimensionar e saber onde ficarão os extintores da sua empresa, o correto é:

– Procurar saber se na empresa tem Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio. Se tiver, lá terá a quantidade de extintores, bem como, localização e tipo de extintores a serem instalados.

– Se não tiverem o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, devem contratar um Engenheiro para elaborá-lo e depois submetê-lo a aprovação do Corpo de Bombeiros. E a partir disso, providenciar os extintores apontados no projeto. E posteriormente colocá-los nos lugares apontados pelo projeto.

clip_image002

E SE EU COLOCAR OS EXTINTORES POR CONTRA PRÓPRIA?

Acidentes com extintores podem acontecer e mau uso também, vamos a dois exemplos?

 

CASO 1.

- Um pequeno incêndio começa em um computador na empresa. E ao lado da sala existe um extintor com carga de água. O funcionário que trabalha na sala, pega o extintor e usa no combate ao fogo. Ele além de não conseguir apagar o incêndio sofre uma descarga elétrica e morre.

Te pergunto, de quem será a culpa? Pode ter certeza, quem instalou o extintor também será culpado, juntamente ou não com o empregador.

Responsabilidade do empregador perante o acidente de trabalho

 

CASO 2.

- O empregador manda e você compra e instala os extintores na empresa. Faz isso confiando na palavra do empregador.

Chega à vistoria do Bombeiro para liberação do AVCB (Auto de Vitoria do Corpo de Bombeiros). O Bombeiro percebe que os extintores foram colocados de forma errada. E diz que se a empresa quiser retirar o AVCB terá que adequar ao que as normas que Corpo de Bombeiros exigem.

A empresa percebe que além de ter jogado dinheiro fora com a compra e instalação de extintores inadequados, ainda terá que contratar um profissional habilitado e qualificado para elaborar o projeto e depois submeter à aprovação. Conforme mostramos acima.

Quem será rotulado de incompetente, o empregador que deu a ordem para instalação irregular?

Já deve ter ouvido aquele ditado que diz,  ”a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco“, não é? Pode crer, a única imagem de profissional que será arranhada será a de quem cumpriu a ordem dele (empregador)!

 

CONCLUSÃO:

Não invente! Faça somente aquilo que a lei lhe confere por atribuição.


A Portaria que regula as atribuições do Técnico de Segurança diz que:

Art. 1º  As atividades do Técnico de Segurança do Trabalho são as seguintes:

IX – indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio,…


Como vimos acima, entre as nossas atribuições não está escrito “dimensionar”, não é?

Conhece suas atribuições? Acesse Portaria n° 3275 de 21 de Setembro de 1989.

É preciso entender que a questão não envolve somente o dimensionamento do extintor. É preciso lembrar que tem projeto por trás do dimensionamento. E esse projeto será exigido pelo corpo de bombeiros para a retirada do AVCB.

 

TÉCNICO DE SEGURANÇA NÃO DEVE FAZER DIMENSIONAMENTO DE EXTINTORES!

É importante ter o projeto!

Deixe claro a empresa que o projeto provavelmente será cobrado! Se a empresa não quiser de jeito nenhum fazer o projeto, então faça o menos pior. Contrate um Bombeiro para dimensionar e documente-se a respeito do serviço. Mesmo assim, isso não resolve o problema, pois quando forem retirar o AVCB da empresa o projeto será cobrado (Se o Bombeiro inspecionador agir corretamente).

Técnico de Segurança do Trabalho deve ser cauteloso no trabalho. Isso evitará que tenha que pagar por erros que algumas vezes não são culpa sua!

 

QUEM ELABORA O PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E FAZ O DIMENSIONAMENTO DOS EXTINTORES?

Normalmente é elaborado por Engenheiro Civil  ou Arquiteto. Eles elaboram o projeto e consequentemente fazem o dimensionamento dos extintores.

Destaco novamente que o projeto tem que ser submetido à aprovação do Corpo de Bombeiros.

O QUE É O AVCB?

AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que visa através da vistoria presencial de Bombeiro certificar que a edificação possui condições de prevenção e combate a incêndio, dentre outras.

Qualquer funcionário da empresa pode gerenciar a lista de exigências pedida pelos Bombeiros.

 

O AVCB visa também observar também uma série de outras exigências na empresa como:

– SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas;

– Sistemas Elétricos;

– Iluminação e sinalização de emergência;

– Sinalização de segurança contra incêndio;

- Sistema de ação contra pânico e emergências;

Veja mais sobre as exigências no artigo Relatório de inspeção do Corpo de Bombeiros – Itens exigidos

clip_image003

Como usar o extintor

O que é extintor

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário