Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Regras e Práticas de Segurança em Laboratórios Parte 2

Fonte: http://www.arcoprojetoegestao.org

clip_image002

Prosseguindo com a segunda parte do assunto Segurança em Laboratórios, a lista de dicas continua a crescer:

  • as vidrarias usadas devem ser esvaziadas antes de serem enviadas para a lavagem. Devem receber um enxague com água, preferencialmente por 3 vezes. Imagine os restos de reagentes reagindo na pia... sem controle. Isso realmente pode ser fatal. Desprendimento de gases tóxicos, reações exotérmicas rápidas, ... Deve-se prever os possíveis resultados de reações causados pelos restos de reagentes e suas medidas de controle, inclusive para dispor naquela bombona de despejo que comentamos no artigo passado. O ideal é não misturar componentes com potencial alto de reatividade. Ácido com ácido, base com base, não um com outro, por exemplo.
  • vidrarias que não estiverem em perfeitas condições de uso (lascadas ou trincadas) devem ser descartadas.
  • todos os equipamentos devem sofrer rotina de revisão para prevenir problemas de funcionamento durante reações. Incluindo os equipamentos de segurança: lava olhos, chuveiros, etc... 
  • escudos de segurança devem existir em locais onde ocorrem reações de alto vácuo ou alta pressão.
  • os cilindros de gás devem ser acorrentados e protegidos antes de as tampas de proteção serem removidas. É recomendado que estes cilindros fiquem fora do laboratório.
  • portas do laboratório de microbiologia devem permanecer fechadas durante operação.
  • não se deve armazenar voláteis, principalmente solventes, em geladeiras (refrigeradores) e sim em armários a prova de explosão. Imaginem a constante concentração destas substâncias em um local vedado... imagine ainda uma lâmpada incandescente dentro deste local, que ascende quando você abre e expõe o combustível ao ar... a ignição e o resultado são imagináveis.
  • todos os trabalhadores do laboratório, além dos analistas, precisam conhecer os riscos a que estão expostos. Mapas de risco, ITs (instruções técnica?) de emergência, substâncias presentes... todos devem estar cientes, treinados e preparados para situações contra pânico. 
  • conhecer o grau de risco do laboratório também é importante. Isso se dá qualitativamente, independente da quantidade, basta estar presente uma substância para que as ações de controle sejam aplicadas. Carcinogênicos, por exemplo, exigem esta atenção.
  • todo derramamento de produto e reagentes deve ser limpo imediatamente. Ácidos e bases fortes devem ser neutralizados antes da limpeza.
  • caso o vazamento seja de líquidos inflamáveis, corrosivos ou produtos tóxicos, interrompa imediatamente os trabalhos e avise a todos que estejam próximos. Efetue ou solicite a limpeza imediata. Novamente treino e dispositivos de alarme (luz ou sirene) serão úteis neste momento.
  • trabalhe consciente. Não se distraia. As reações devem ocorrer primeiro em seu pensamento para depois praticar as ações de realização. Não misture reagentes se não souber exatamente o mecanismo da reação.
  • trabalhe sempre consciente da ergonomia e do 5S. Não carregue peso excessivo, não tenha obstrução da visão ou do caminho ao transportar reagentes.
  • não improvise. Improvisar é ato inseguro. 
  • a diferença entre o remédio e o veneno é a concentração. Manuseie todos os reagentes com cuidado.
  • esteja atendo aos EPIs recomendados. Se não souber usar solicite ajuda. Um EPI não lhe provê segurança se estiver sendo usado de maneira errada.
  • se várias atividades, análises, sínteses, devem ocorrer no mesmo laboratório, programe-se com a equipe para que eventos incompatíveis não ocorram ao mesmo tempo. Exemplo: reações que exijam fornecimento de energia (aquecimento) e outras que envolvem manuseio de material inflamável e volátil... não combinam.

clip_image004

Assim encerramos esta sessão de dicas, mas podemos estender esta lista, conforme as diferentes experiências dos colegas, quem quiser participar e acrescentar novos itens, por favor, fiquem a vontade. Quinta feira que vem volto com outro texto sobre as boas práticas em laboratórios.

Obrigado pela leitura e trabalhem seguros.

Postado por Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário