Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

sexta-feira, 28 de março de 2014

Manutenção de Motores de Popa

Fonte: http://www.clubedoarrais.com/?p=2663

Manutenção de motores de embarcações: segurança no trabalho

clip_image002

Como em qualquer atividade humana, os serviços de manutenção em oficinas náuticas também requerem redobrada atenção quanto à segurança das instalações, dos equipamentos e, principalmente, das pessoas. Muitos sinistros que ocorrem durante a execução de tarefas simples poderiam ser evitados com a simples observação das precauções mínimas de segurança, o que inclui limpeza do local de trabalho, uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), organização das ferramentas, uso de ferramentas adequadas, correto armazenamento de inflamáveis e avisos indicadores dos riscos potenciais. Publicamos aqui alguns procedimentos recomendados pela Yamaha, mas valem como regra geral para quem executa serviços de manutenção em motores.

clip_image004

PREVENÇÃO CONTRA FOGO.

A gasolina (petróleo) é altamente inflamável. O vapor de petróleo é explosivo. Não fume ao lidar com gasolina e mantenha-a longe de fontes de calor, faíscas e chamas.

clip_image006

 

VENTILAÇÃO

O vapor de petróleo é mais pesado que o ar e é mortal se for inalado em grandes quantidades. Os gases de escape do motor são prejudiciais à saúde. Ao fazer testes de funcionamento em motores dentro da oficina, mantenha sempre uma boa ventilação.

clip_image008

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Proteja os seus olhos com os óculos de segurança, ao fazer afiações ou ao fazer qualquer operação que possa causar desprendimento de partículas. Proteja as suas mãos e os pés usando luvas e sapatos de segurança, se forem apropriados ao trabalho que você está realizando.

clip_image010

ÓLEOS, GRAXAS E FLUIDO DE VEDAÇÃO

Use apenas óleos, graxas e fluidos de vedação originais ou aqueles que forem recomendados pelo fabricante.

IMPORTANTE:

1. Ao trabalhar, mantenha os padrões de higiene pessoal e industrial.

2. A roupa contaminada por lubrificantes deve ser trocada assim que possível, e deve ser lavada para uso posterior.

3. Evite contato da pele com os lubrificantes; não coloque, por exemplo, um pano sujo no bolso.

4. As mãos ou qualquer outra parte do corpo que entrar em contato com o lubrificante, ou até mesmo a roupa que entrou em contato com o lubrificante, deve ser bem lavada com sabão e água quente o mais rápido possível.

5. Para proteger a pele, recomenda-se a aplicação de cremes apropriados nas mãos antes de iniciar o trabalho.

6. Um estoque de panos que não soltem fiapos deve estar disponível para propósitos de limpeza.

clip_image012

NORMAS PRÁTICAS PARA UM BOM TRABALHO

1. A ferramenta certa - Use as ferramentas especiais recomendadas para proteger as peças de danos. Use a ferramenta certa, da maneira certa – não improvise.

2. Torque de aperto - Siga as instruções para o torque de aperto. Ao apertar parafusos e porcas aperte primeiro os lados maiores, e aperte os fixadores das posições mais internas antes de apertar os mais externos.

clip_image014

3. Itens descartáveis - Use sempre novas juntas, reparos, Orings, pinos fusíveis, anéis, trava, etc., durante uma montagem.

 

 

clip_image016

PEÇAS

1. Limpe as peças com ar comprimido ao fazer a desmontagem.

2. Lubrifique as superfícies de contato das peças móveis antes da montagem.

clip_image018

3. Após a montagem, verifique se as peças móveis funcionam normalmente.

4. Instale rolamentos com as marcas do fabricante voltadas para o lado visível, e lubrifique bem os rolamentos.

5. Ao instalar retentores, aplique uma fina camada de graxa à prova d’água ao diâmetro externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário