Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quarta-feira, 26 de março de 2014

Instrumentos de Medição – parte 2

clip_image002Coulômetro  - Aparelho usado em Coulometria* para medir a carga elétrica, em Coulombs.

*Coulometria é o nome dado a uma série de técnicas e procedimentos usados em Química Analítica para determinar a quantidade de matéria transformada durante a reação de eletrólise, através da medição da quantidade de eletricidade, em culombs, consumida ou produzida.

*Coulomb (diz-se Cúlom): unidade de carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI) igual à quantidade de carga elétrica carregada pela corrente de 1 ampère durante 1 segundo. Símbolo C.

O nome Coulomb deve-se ao nome do físico francês Charles de Coulomb (1736-1806).

clip_image004

Cronômetro - O cronômetro é um instrumento de precisão, capaz de medir o tempo em frações de segundo. O cronometro dispõe de marcadores, que permitem travar o tempo e/ou recomeçar a contagem. Ha diversos tipos, digital, analógico e misto digital analógico. Nos modelos mais comuns a precisão pode chegar a milésimos de segundo.

clip_image006Decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, sendo que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro. Atualmente no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30 dB até 130 dB.

O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal de pressão mecânica em um sinal elétrico. O circuito integrador do medidor deve oferecer diferentes tempos de integração, no mínimo tempo de integração de resposta lenta e rápida.

Medidores de maior qualidade oferecem ainda o tempo de integração impulso, adequado para medições de sinais impulsivos (disparo de arma, ruído gerado por prensa, ...).

Além da integração no tempo, também chamada de ponderação no tempo, os medidores oferecem diferentes curvas de ponderação na frequência. A ponderação A é a mais utilizada, dando origem a níveis de pressão sonora ponderados em A. Para indicar que foi aplicada a ponderação A usa-se a pseudounidade dB(A).

clip_image008

GPS - GPS (do inglês Global Positioning System) é um sistema de posicionamento por satélite americano, utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra. O sistema consiste em um satélite e um receptor, o GPS, propriamente dito. O satélite emite um sinal que é detectado pelo GPS, na superfície do planeta, que é capaz de processar os dados, definindo a posição, dando os dados de latitude, longitude e altitude. Muitos GPS também possuem capacidade de traçar o percurso percorrido pelo usuário.

clip_image010Linímetro - Aparelho destinado a medir o nível da água; linígrafo.

É um aparelho dotado de sistema de bóia e contra peso e destina-se ao registro gráfico continuo da medição de níveis d`água para qualquer amplitude de variação do nível. É amplamente utilizado em rios, canais, açudes e reservatórios.

clip_image012Luxímetro - É um aparelho destinado a medir o nível de iluminamento ou iluminância de uma superfície. A unidade de medida é o lux.

 

clip_image014Multitester (tambem dito: multímetro, multiteste, tester e/ou teste).

É um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Os mais simples medem resistência, corrente e tensão. Outros mais sofisticados podem medir tensão (volts), corrente, (amperes), resistência (ohms), capacitância (farads), frequência (hertz) e temperatura. Este aparelho tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade. Em Segurança do Trabalho, é usado, em geral, na industria para medidas de aferição de circuitos e instalações.clip_image016

Podômetro - aparelho portátil usado para contar o número de passos dados por alguém durante um determinado percurso; geralmente é preso ao pulso; conta também os batimentos cardíacos; o mesmo que passoômetro.

clip_image018

Termômetro - qualquer instrumento ou dispositivo capaz de medir a temperatura de um corpo ou de uma substância e que, em geral, neste processo de medição, atinge o clip_image020equilíbrio térmico com o sistema sujeito à medida.

Termômetro Clínico - termômetro destinado a medir a temperatura do corpo humano. O temometro clínico é propositalmente feito para facilitar a medida de temperaturas próximas a 36,5 graus Celcius.

clip_image022Termômetro de Infravermelho* - O termometro que mede a temperatura usando-se de um dispositivo infravermelho. Também são chamados de pirômetros.

O funcionamento do termometro de infravermelho baseia-se em um recptor óptico composto de uma lente. Esta converte a energia do infravermelho da fonte de calor em um sinal elétrico, que por sua vez pode ser convertido em unidades de temperatura e mostradas no visor do termômetro. Os termômetros de infravermelho são muito usados em industrias e outros lugares onde não é possível medir a temperatura com um termometro que precisa de sensor de temperatura. Muitos deles possuem mira a laser.

Infravermelho - é a radiação eletromagnética cujo comprimento de onda se situa na faixa que vai de 0,75 x 10-6m (limite do comprimento de onda da luz vermelha visível) a 1000 x 10-6m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário