Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prevenção – A melhor ferramenta da segurança do trabalho

Nosso amigo TST Marcos da Paixão Lemos (Itabirito/MG) me enviou dois temas de DDS, e pediu para compartilhar com vocês:

 

Fonte: http://www.ddsonline.com.br/dds-temas/seguranca/891-prevencao-a-melhor-ferramenta-da-seguranca-do-trabalho.html?awt_l=BLz5Y&awt_m=3gzpBFlq_bu171K

 

Imagem: cabofrio-agora.blogspot.com

Meu querido leitor do DDS online quero abordar com você neste DDS, a melhor ferramenta que o técnico de segurança e trabalhadores usam e abusam no seu dia a dia. E como diz o ditado popular, que anjo da guarda também tem seu momento de descanso, nem sempre você poderá contar com a sua proteção, concordam comigo?

PREVENÇÃO, essa sim é a ferramenta mais poderosa que qualquer técnico ou engenheiro da segurança do trabalho pode ter em seu cronograma para comemorar como meta do dia nas estatísticas de não acidentes. Portanto, destacarei aqui para vocês algumas dicas relevantes de como prevenir acidentes faz toda a diferença em todos os momentos de sua vida!

Você sabia que dos números levantados sobre a idade das vítimas de acidentes, 13% tinham em média 53 anos ou mais, segundo dados do DNIT? Muitos desses acidentes derivam-se do fator agilidade, visto que é natural idosos perderem a velocidade do passo com a idade, não é mesmo? E não podemos esquecer também da audição, força e limitação da visão.

Exemplo disso é que um órgão de SP fez uma medição que verificou a redução substancial na velocidade dos pedestres no momento de transpor a rua, para aqueles com mais de 60 anos. E interessante é que esses cidadãos precisam mais ou menos do dobro de tempo para realizar a transposição sem aumentar o ritmo do passo.

 

ANTES DE QUALQUER COISA, AS DICAS:

- Seja sempre prudente, e use a faixa de pedestres para transposição, como aprendem as crianças na escola nos primeiros anos da escola fundamental;

- Nos locais em que não há semáforos e faixas, não abra mão de passarelas e acessos subterrâneos. Fique ligado, e saiba que nunca é demais você estar se policiando. Nunca atravesse em passarelas correndo, pois o maior prejudicado será você.

- Quando você estiver atravessando uma rua, não atravesse com seu olhar para outra coisa ou pessoas. Essa ação o coloca em posição de risco por ficar distraído;

- Uma das causas de acidentes é você, pedestre, atravessar a rua falando ao celular; é um passo ao acidente!

- Você, pedestre da terceira idade, não foque a atenção somente em carros grandes, mas também nas bicicletas que costumam andar na contramão; redobre o foco com as motos: é um risco crítico e são imprevisíveis;

- Nas residências estão um dos vilões de acidentes> as escadas! Por isso, como medida preventiva, o ideal é instalar barras de segurança e também nos boxes e banheiras. Use o corrimão sempre!

 

DICAS REFLEXIVAS:

ATENÇÃO: Como nossas vidas não tem preço, e seu valor é sagrado, vai uma dica avaliativa: Ao sair de casa para defender seu pão de cada dia, primeiro dê um abraço em sua família, um por um; concentre-se ao ir, chegar no trabalho e fazer o DDS, ore e agradeça a Deus pela sua vida e de sua família; trabalhe sempre com disciplina operacional e chegando em casa, agradeça mais uma vez ao Supremo por superar mais um dia com segurança;

Enfim, meus caros leitores assíduos que nos curtem todas as manhãs vai uma sugestão que pratico no trabalho antes de começar o DDS: Bom dia a todos! Antes de qualquer coisa, meus caros, a regra de ouro, a vida, nosso maior valor; segundo, segurança sempre, e terceiro, como consequência, a produção! Gostaram desse tripé da segurança, como digo? Obrigado, sucesso e abraço pelo pouco tempo que interagimos!

Autor original: Marcos Paixão Lemos & Membro titular Vale/CIPAMIN VGR

---------------------------------------------

Este DDS ambiental vai analisar como o ser humano está diretamente vinculado com seu lar, o meio ambiente. Interessante, que a palavra ecologia, vem do grego, ECO = Casa, e LOGIA = Estudo, ou seja, estudo da casa ou do meio ambiente. Vamos ver que nós, como seres humanos temos uma relação direta com nossa casa, ou o meio ambiente, e somos o personagem principal desse processo! E como parte principal desse processo, vamos ver como podemos fazer a diferença para a preservação da natureza e um futuro sustentável.

Imagem: luzeartedamonica.blogspot.com

CONHECENDO PARA ENTENDER: As pessoas têm concepções diferentes de meio ambiente. Durante muito tempo, acreditava-se que o meio ambiente era apenas as coisas que existem na natureza, como os pássaros, as árvores, o mar, os rios, enfim tudo aquilo que está presente em seu estado natural. (concepção naturalista);

Outra grande maioria das pessoas ainda acreditam que o meio ambiente é tudo aquilo que está a nossa volta e que o meio ambiente tem a função de nos servir, de forma que ele existe para satisfazer as nossas necessidades. Percebe o meio ambiente somente como um gerador de matéria-prima e energia, de onde nós tiramos infinitamente o nosso sustento (concepção materialista).

 

AFINAL, PARE E PENSE: O meio ambiente inclui também o ser humano ou não? O meio ambiente é também aqui onde estamos? E será que cada um de nós faz parte dele? Quando falamos sobre o meio ambiente, veja que não podemos nos referir apenas à natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Nós seres humanos também fazemos parte do meio ambiente, no qual possuímos vínculos naturais e afetivos essenciais para a nossa sobrevivência, não é verdade? Perceba que quando você para e pensa como o ser humano esta inserido de uma forma tão íntima com a natureza, você mudará seus hábitos e terá novas atitudes, pode ter certeza!

 

RECONHEÇA QUE: A definição de meio ambiente é muito mais abrangente do que muito imaginam. É muito mais que uma interação ou integração natural entre a fauna, flora e nós, seres humanos.

Vejam alguns exemplos de como esses fatores estão intimamente integrados:

- as florestas protegem os rios e os rios fornecem água para a cidade. Então quando se fala em preservar as árvores isso está diretamente relacionado com a água da torneira de sua casa, já pensou nisso?

- os oceanos sustentam a vida marinha e garantem renda para os pescadores. Então quando se fala da preocupação com a poluição dos oceanos, isso impacta no peixe que você compra no mercado, sabia disso?

- os resíduos sólidos que geramos no nosso dia a dia, tanto no trabalho como na nossa casa, ocuparão um lugar no planeta, como aterros sanitários e infelizmente lixões e, muitas vezes lotes vagos. Eles são responsáveis por gerar vetores que transmitem doenças além de contaminar solos e rios, concorda?

 

FIQUE SABENDO QUE: É importante lembrar que não existe lado de fora da Terra. O plástico, por exemplo, demora em média 300 anos para se decompor. Você pode imaginar que seu tataraneto poderá encontrar este mesmo plástico no rio ou oceano em que estiver nadando?

Então, caro leitor fiel dos temas do DDS online, viu que sempre temos temas inovadores, preparados segundo suas escolhas? Temos pacotes promocionais com o tema de sua necessidade. Um abraço, e espero de você atitude de respeito e carinho, com nosso lar, nossa casa, o meio ambiente!

Autor e colunista: Marcos Paixão Lemos – Tecnólogo em gestão ambiental e pós-graduando em gestão/auditoria e licenciamento ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário