Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como implantar os 5Ss

QUALIDADE SIMPLES

Fonte: http://blog.qualidadesimples.com.br

Tecnologia, Gestão da Qualidade e Marketing

 

Como implantar os 5Ss?

Em 7 de outubro de 2013, em Gestão, Qualidade, por Giovana

 

clip_image002A implantação de um Programa 5S não é nada fácil, pois implica em mudança de atitudes e envolve a todos, do topo à base da pirâmide. A estruturação de um Programa 5S começa pela elaboração de um cronograma de implantação, entretanto antes de “já sair pedalando” é importante conhecer  alguns itens que poderão auxiliá-lo na organização do seu cronograma, que são eles:

Prazos

O Programa 5S tem um cronograma básico, mais ou menos padronizado, e testado com sucesso em muitas empresas, que pode ser usado como modelo, pois ninguém precisa inventar a roda. Ele prevê um prazo para cada etapa do programa.

Local

Deve ser o mais agradável e adequado, e que, preferencialmente, comporte todas as pessoas sentadas. É importante que a sala seja previamente organizada com todo material necessário.

Reuniões

Cada etapa da implantação é precedida de uma reunião com a participação de todos que trabalham na empresa. Escolha um dia da semana ideal para isso. De preferência negocie com os seus parceiros o melhor horário.

Cartazes e Murais

Outra iniciativa que gera bons resultados é a manutenção de um jornal-mural que acompanhe, em forma de notícias, o andamento do programa. O jornal pode ter qualquer nome (por exemplo “O Esfregão”), pode conter uma síntese das decisões tomadas nas diversas reuniões, notas sobre os progressos obtidos e, também, servir de expositor de notícias publicadas nos jornais e nas revistas através de temas relacionados com o programa: saúde, qualidade de vida, ecologia, combate ao desperdício, qualidade total, entre outros, a criatividade é livre.

Registre a Situação Atual da Empresa em Fotos ou Filme

Tire fotos de todos os ambientes de trabalho e de circulação geral, dê ênfase aos locais que estão “bagunçados”, mostre gavetas, interior de armários, mesas de trabalho, área de produção e também aquelas famosas salinhas da bagunça (o cafofo), onde tudo é “jogado” por lá e esquecido por todos.

Lembre-se de organizar bem este material para que possa, ao final do programa, documentar os mesmos locais depois da implantação. Utilize este material na reunião;

Na elaboração do cronograma de implantação observe o espaço de tempo entre as etapas, não coloque um espaço de tempo muito longo nem curto demais. Tenha claro o melhor tempo, de acordo com o tamanho da empresa, a época em que irá começar, o ramo de atividade e etc..

Observe o cronograma básico que você pode seguir para a implantação do programa na sua empresa.

 

Etapa                                                                                    Data Inicial Data Final

Planejamento ……………………………………………………….     ___/___/____          ___/___/___

Lançamento …………………………………………………………     ___/___/____          ___/___/___

Implantação do Seiri (descarte)..……………………………     ___/___/____          ___/___/___

Implantação do Seiton (organização)……………………..     ___/___/____          ___/___/___

Implantação do Seiso (limpeza)……………………………..     ___/___/____          ___/___/___

Implantação do Seiketsu (higiene)..………………………..     ___/___/____          ___/___/___

Implantação do Shitsuke (ordem mantida)…………….     ___/___/____          ___/___/___

 

Todo mundo sabe que uma das melhores formas de educar é com o exemplo. Então lidere o processo de implementação do Programa 5S, dando o exemplo com suas novas atitudes. A formalização escrita e disseminada por todos da empresa mostrará o comprometimento em facilitar, estimular, prover os recursos necessários ao sucesso do programa, sendo isso um fator fundamental para obter os melhores resultados.

Os novos hábitos são incorporados na interação de cada um com o outro e com o grupo. Sendo assim, a demonstração do empenho sincero na transformação de seus comportamentos e atitudes servirá como exemplo para todos os outros.

Cinco dias úteis antes da data marcada para a reunião de lançamento, afixe, nos locais mais visíveis da empresa,  cartazes para provocar a expectativa de todos em relação ao programa. Três dias úteis antes da reunião, será a vez de afixar um Cartaz-Convite já preenchido com a data, a hora, assinaturas e local da reunião.

 

Sendo assim, é chegada a hora de iniciar a implantação prática dos 5 sensos.

Uma excelente semana!

___________________

Fonte: Programa 5S – Estruturando a Implantação Qualidade Brasil – O seu portal brasileiro de Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário