Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CIPA ESCOLAR

Fonte: http://www.projetocipaescolar.org

 

imageCIPA ESCOLAR

​Projeto da Escola de E.I.E.F. Major Manoel

Assis Nepomuceno, em Monguba

Pacatuba-CE

 

Muito tem sido os esforços de iniciativas sociais e políticas para minimizar ou erradicar os riscos de acidentes no trabalho. e a promoção do prevencionismo além de evitar custos associados para o empregador, como  para o trabalhador em si e consequentemente sua família, resguardando-os das sequelas física e/ou psicológica.

 

PROJETO

"Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e esta é provavelmente a razão por que tão poucos se dedicam a ele." (Henry Ford)

 

PLANEJAMENTO

As questões de segurança, higiene e meio ambiente inserida no componente curricular do aluno do ensino fundamental como Temas Transversais (Proposta para inclusão de conteúdos de segurança e saúde no trabalho já se encontravam definidas nos componentes curriculares do Ensino Básico – FUNDACENTRO/2011), desenvolvendo ações educativas.  A Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, institui o dia 10 de outubro como Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, desenvolvendo atividades afins, como “palestras, concursos de frase ou redação, visitações em empresas”, subtendendo-se de projetos definidos, quando que a “eleições de cipeiros” a organismo colegiado, onde mais que necessário criar ações para promoção do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a continuidade do mesmo levando-se em consideração os norteadores de normas que constitui a implantação da CIPA no local de trabalho.
Adquirir competências para prevenção de riscos de acidentes não se limita a vínculos empregatícios mas a todas as instâncias sociais; no trabalho, em casa, na escola, reuniões religiosas ou sociais e para as vias públicas.

 

ESTRATÉGIA

Considerando a interpretação características de um colegiado, a implantação da CIPA ESCOLAR promove ações de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar como prática do exercício de cidadania.

 

RESULTADOS

Tendo um baixo nível educacional de sua Força de Trabalho, estudiosos no assunto consideram que a mesma é fundamental para o processo de realização socioeconômica dos indivíduos. Processo este que se desenvolve nas mais diversas camadas sociais: “na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, instituições de ensino, nos movimentos sociais e civis e nas movimentações culturais”, a mesma deverá “vincular-se ao mundo do trabalho”, Lei Federal de Diretrizes e Bases Nacional de Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, “ que a educação tem o pleno desenvolvimento do educando, além de seu preparo para o exercício da cidadania” , sendo por sua vez o ensino ministrado entre “educação escolar ao mundo do trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário