Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Impacto do alumínio sobre saúde humana é desconhecido


09/09/2013

Redação do Diário da Saúde

 

Impacto do alumínio sobre saúde humana é desconhecido

O alumínio não tem nenhuma função biológica conhecida, e é reconhecidamente uma toxina ambiental.[Imagem: Wikipedia]

 

Os seres humanos estão sofrendo um aumento estrondoso na exposição ao alumínio, em uma situação que só tende a piorar.

O alerta é do professor Christopher Exley, da Universidade de Keele (Reino Unido), em um estudo sobre a exposição humana ao metal, feito a pedido da Royal Society of Chemistry.

O pesquisador descreve uma "visão holística" sobre a vida na "Era do Alumínio" e as implicações disto para o corpo humano.

 

Sem função biológica

O alumínio não tem nenhuma função biológica conhecida, e é reconhecidamente uma toxina ambiental - apesar de ser o metal mais abundante e o terceiro elemento químico mais abundante da crosta terrestre.

A exposição humana ao alumínio está implicada em um grande número de doenças crônicas, incluindo doenças ósseas, condições autoimunes, câncer e doenças neurodegenerativas.

A exposição humana ao alumínio aumentou pelo menos 30 vezes nos últimos 50 anos e está em expansão, atualmente com 11 kg de alumínio sendo produzidos para cada pessoa na Terra a cada ano.

A grande maioria deste alumínio é extraído de minérios - em oposição à reciclagem - com potencial para, no mínimo, impactar e se acumular dentro do corpo humano, diz o pesquisador.

 

Era do Alumínio

O professor Exley reconhece que a Era do Alumínio está aqui para ficar, e que o alumínio continuará a ser utilizado de forma eficaz e segura em nossas vidas cotidianas.

Por isso, alerta ele, é de suma importância que reconheçamos não apenas seu poder para o bem, mas também que seu potencial para causar danos não é totalmente compreendido, além do que sua segurança para a saúde humana não foi testada adequadamente.

"Nós não podemos continuar a ser complacentes em relação à exposição humana ao alumínio. Enquanto o gênio está fora da garrafa, ainda temos vários desejos a fazer, e devemos nos esforçar para usá-los para viver em segurança e em prosperidade na Era de Alumínio," concluiu ele.

Uma pesquisa brasileira divulgada há poucas semanas revelou que manganês e alumínio estão associados a doenças neurodegenerativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário