Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Diálogo de Segurança – Uso de Escadas

DDS – DIÁLOGO DE SEGURANÇA

Fonte: http://www.ddsonline.com.br

TEMA: USO DE ESCADASimage

Classificação das escadas:

Escada simples (singela) - é aquela constituída por dois montantes (pernas da escada) interligados por degraus;

Escada de abrir - é aquela formada por duas escadas simples ligadas entre si pela parte superior por meio de dobradiças resistentes;

Escada de extensão ou prolongável - é aquela constituída por duas escadas simples que se deslizam verticalmente uma sobre a outra, por meio de um conjunto formado por polia, corda, trava e guias.

Nem todo local é adequado para posicionar a escada e executar o serviço. Durante o planejamento deve-se verificar:


• As condições do piso;
• Nos postes de madeira, redobrar a atenção, pois a base do poste pode estar podre;
• Ferragens expostas ou soltas;
• Existência de insetos ou animais peçonhentos;
• Verificar se as catracas realmente atuaram no travamento do segmento móvel.

É obrigatório o uso de cinturão de segurança tipo pára-quedista em trabalhos de pequeno porte acima de 2 metros de altura. O mesmo deve ser fixado em um ponto de ancoragem, fora da escada, exceto uso de talabarte para posicionamento envolto em estrutura rígida.


Nunca apoiar um dos montantes com calço ou tijolo.

As escadas extensíveis devem ser transportadas por 2 homens, utilizando o mesmo lado do ombro e com o segmento móvel da escada para fora, devendo permanecer amarradas e sinalizadas com bandeirolas.


As escadas devem ser posicionadas e amarradas em postes, suporte de escadas, cruzetas e fachadas, devendo permanecer afastadas da base do ¼ em relação ao ponto de apoio.

Utilizar nivelador em caso de piso com desnível.


Quando o trabalhador subir, o outro que está no solo deve segurar a escada pelosimage montantes, escorando com os pés nas suas extremidades durante a subida deste até que a mesma seja amarrada.

A escada foi projetada para suportar o peso de um homem trabalhando, por isso o içamento de materiais ou ferramentas deve ser feito através de carretilha.


Só após a escada amarrada o colaborador do solo poderá soltar a escada, mas deverá acompanhar atentamente a tarefa do colaborador na escada.


Se for necessário apoiar a escada em fachadas, onde não existir a possibilidade de amarração da mesma, o trabalhador do solo deve segurar a escada e permanecer na base apoiando os pés suas extremidades.

-------------------------------------------------

Fonte: www.fundacentro.gov.br

Elaborado por: Marcos Toloto - TST

Link para baixar: http://ddsonline.herbertfariatrei.netdna-cdn.com/images/stories/slides/uso-de-escadas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário