Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Debates Linkedin - Calculo da Brigada

clip_image002Iara Torres

Técnica em Segurança do Trabalho

São Paulo e Região, Brasil

Formação acadêmica: UNG

---------------------------------------------------------------------

Calculo da Brigada de Incêndio

Ao realizar o calculo da Brigada com referencia a IT 17, tenho a seguinte dúvida: a empresa é setorizada, tenho 3 prédios na mesma planta, ambos térreos, onde em cada um deles encontro a seguinte quantidade:

P1 = 18 pessoas

P2 = 16 pessoas

P3 = 47 pessoas

a Instrução diz que eu devo ter 8 brigadistas até 10 colaboradores + 1 brigadista para cada grupo de 10 (risco alto)

P1 = 18 pessoas = 8 brigadistas + 1 = 9

P2 = 16 pessoas = 8 brigadistas + 1 = 9

P3 = 47 pessoas = 8 brigadistas + 4 = 12

Por serem as unidades todas térreas e muito, mais muito próximas mesmo (aproximadamente 2 metros de distância uma da outra) preciso dividir os grupos desta forma?

Pois assim terei um número muito grande de brigadistas com uma população fixa pequena.

---------------------------------------------------------------

clip_image004Edison Marcon • A IT 17 diz o seguinte:

"5.1 Composição da brigada de incêndio

5.1.1 A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor é determinada pela Tabela A.1, que leva em conta a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta."

Eu considero que o dimensionamento deve ser feito por pavimento, portanto conforme voce mesma dimensionou.

Tenho a mesma situação aqui.

---------------------------------------------------------------

clip_image006Thaís Felipe Germano • Oi Iara passei pela mesma questão na minha empresa, pavimentos terreos com poucos funcionários e o número de brigadistas indicados é muito alto, aqui deu quase metade do meu total de funcionários, você tem que levar em consideração se as pessoas transitam frequentemente netre esses blocos, se não o ideal é montar por blocos separados mesmo.

-------------------------------------------------------------------

clip_image007Iara Torres • Obrigada Edson e Thais!

 

 

--------------------------------------------------------------------

clip_image009CAPACITE.COM Prevenção e combate a incêndio • Iara, o Principal fator que você deve levar em consideração é o risco e a compartimentação dos prédios, se os prédios não forem compartimentados e os riscos não forem isolados você deve dimensionar a brigada levando em consideração o prédio que apresenta maior risco, levando em consideração o número de pavimentos. Na situação em que os prédios são compartimentados e apresentam riscos isolados você deve calcular considerando o grau de risco de cada edificação separado e levar também em consideração os pavimentos.

TENENTE BM Luis Cesar

Consultor técnico da CAPACITE.COM

--------------------------------------------------------------------

clip_image001Iara Torres • Obrigada Tenente!

Mais ainda me indago a seguinte questão, vamos supor que tenho dois compartimentos, um de área operacional, e uma área área administrativa. Ambos apresentam riscos isolados. Devo dimensionar enquadrando a área administrativa na alínea correspondente a atividade administrativa ex. centro de treinamento E- 4 e área operacional qualquer outra? Pensei que tivesse que ser de acordo com o projeto. Por favor não entendo como arrogância, quando me formei utilizávamos outro cálculo.

----------------------------------------------------------------------

clip_image010CAPACITE.COM Prevenção e combate a incêndio • Exatamente Iara, enquadre cada área em cada alínea correspondente pois os riscos são isolados. Em caso de dúvidas siga a NBR 14276, por analogia de risco.
Se ainda tive dúvidas estaremos a disposição.

Atenciosamente,
TENENTE LUIS CESAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário