Técnica em Segurança do Trabalho
São Paulo e Região, Brasil
Formação acadêmica: UNG
---------------------------------------------------------------------
Calculo da Brigada de Incêndio
Ao realizar o calculo da Brigada com referencia a IT 17, tenho a seguinte dúvida: a empresa é setorizada, tenho 3 prédios na mesma planta, ambos térreos, onde em cada um deles encontro a seguinte quantidade:
P1 = 18 pessoas
P2 = 16 pessoas
P3 = 47 pessoas
a Instrução diz que eu devo ter 8 brigadistas até 10 colaboradores + 1 brigadista para cada grupo de 10 (risco alto)
P1 = 18 pessoas = 8 brigadistas + 1 = 9
P2 = 16 pessoas = 8 brigadistas + 1 = 9
P3 = 47 pessoas = 8 brigadistas + 4 = 12
Por serem as unidades todas térreas e muito, mais muito próximas mesmo (aproximadamente 2 metros de distância uma da outra) preciso dividir os grupos desta forma?
Pois assim terei um número muito grande de brigadistas com uma população fixa pequena.
---------------------------------------------------------------
Edison Marcon • A IT 17 diz o seguinte:
"5.1 Composição da brigada de incêndio
5.1.1 A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor é determinada pela Tabela A.1, que leva em conta a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta."
Eu considero que o dimensionamento deve ser feito por pavimento, portanto conforme voce mesma dimensionou.
Tenho a mesma situação aqui.
---------------------------------------------------------------
Thaís Felipe Germano • Oi Iara passei pela mesma questão na minha empresa, pavimentos terreos com poucos funcionários e o número de brigadistas indicados é muito alto, aqui deu quase metade do meu total de funcionários, você tem que levar em consideração se as pessoas transitam frequentemente netre esses blocos, se não o ideal é montar por blocos separados mesmo.
-------------------------------------------------------------------
Iara Torres • Obrigada Edson e Thais!
--------------------------------------------------------------------
CAPACITE.COM Prevenção e combate a incêndio • Iara, o Principal fator que você deve levar em consideração é o risco e a compartimentação dos prédios, se os prédios não forem compartimentados e os riscos não forem isolados você deve dimensionar a brigada levando em consideração o prédio que apresenta maior risco, levando em consideração o número de pavimentos. Na situação em que os prédios são compartimentados e apresentam riscos isolados você deve calcular considerando o grau de risco de cada edificação separado e levar também em consideração os pavimentos.
TENENTE BM Luis Cesar
Consultor técnico da CAPACITE.COM
--------------------------------------------------------------------
Iara Torres • Obrigada Tenente!
Mais ainda me indago a seguinte questão, vamos supor que tenho dois compartimentos, um de área operacional, e uma área área administrativa. Ambos apresentam riscos isolados. Devo dimensionar enquadrando a área administrativa na alínea correspondente a atividade administrativa ex. centro de treinamento E- 4 e área operacional qualquer outra? Pensei que tivesse que ser de acordo com o projeto. Por favor não entendo como arrogância, quando me formei utilizávamos outro cálculo.
----------------------------------------------------------------------
CAPACITE.COM Prevenção e combate a incêndio • Exatamente Iara, enquadre cada área em cada alínea correspondente pois os riscos são isolados. Em caso de dúvidas siga a NBR 14276, por analogia de risco.
Se ainda tive dúvidas estaremos a disposição.
Atenciosamente,
TENENTE LUIS CESAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário