Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Agrotóxicos - Tipos de Lavagem

Tipos de Lavagem - Tríplice Lavagem

Fonte: impEV - http://www.inpev.org.br/logistica-reversa/tipos-lavagem

Imagem: www.akatu.org.br

 

Como o próprio nome diz, a tríplice lavagem consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia, seguindo os seguintes critérios:

 

  • Após esvaziar a embalagem, deve ser colocada água limpa até ¼ de seu volume (25%);
  • A tampa deve ser recolocada e fechada com firmeza e o recipiente agitado vigorosamente em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos para que os resíduos do produto que estiverem aderidos às superfícies internas se dissolvam;
  • A água de enxague deve ser despejada dentro do tanque do equipamento de aplicação (para ser reutilizada nas áreas recém-tratadas), com cuidado para não espirrar. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra;
  • Depois de repetir esses procedimentos mais duas vezes, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando-se o fundo com objeto pontiagudo.

clip_image002

Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no vaporizador;

clip_image004

Adicionar água limpa à embalagem 1/4 do seu volume;

clip_image006

Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;

clip_image008

Despejar a água da lavagem no pulverizador.

clip_image010

Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

Lavagem Sob Pressão

Outro método para realizar a limpeza das embalagens é a lavagem sob pressão, sistema integrado ao pulverizador. Este equipamento utiliza a própria bomba do equipamento para gerar a pressão para o bico de lavagem. A água limpa utilizada para lavagem das embalagens é captada pela bomba do pulverizador de um tanque extra que pode ou não estar integrado ao equipamento.

Nesse procedimento, devem ser observados os seguintes passos:

  • Após o esvaziamento da embalagem, encaixá-la no funil instalado no pulverizador;
  • Acionar o mecanismo para liberar o jato de água limpa;
  • Direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;
  • Transferir a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador;
  • Inutilizar a embalagem perfurando o fundo.

clip_image011

Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;

clip_image013

Encaixar a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador;

clip_image015

Adicionar o mecanismo para liberar o jato de água;

clip_image017

Direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;

clip_image019

Transferir a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador;

clip_image021

Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

Devolução das Embalagens

Após o processo de lavagem, o agricultor deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Essas embalagens devem ser devolvidas na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da Nota Fiscal até o prazo de um ano após a compra. Caso sobrem frações do produto na embalagem, a devolução deve ser feita até seis meses após o vencimento.

A preparação das embalagens para a devolução também requer alguns cuidados, conforme o tipo:

  • Embalagens flexíveis: devem ser esvaziadas completamente no momento do uso e guardadas dentro de uma embalagem de resgate* fechada e identificada.
  • Embalagens rígidas: após o processo de tríplice lavagem ou lavagem sob pressão, devem ser tampadas e acondicionadas, de preferência na própria caixa de embarque que, por ser do tipo não lavável, não deve ser perfurada.
  • Embalagens secundárias: devem ser armazenadas separadamente das embalagens contaminadas e podem ser utilizadas para acondicionar as embalagens rígidas.

* A embalagem de resgate, ou saco de resgate, é uma embalagem plástica, encontrada nos tamanhos de 50 e 100 litros e utilizada para acondicionamento, transporte e destinação de embalagens flexíveis. Recomenda-se que a indústria fabricante e/ou canais de distribuição (revendas e cooperativas) disponibilizem na sua lista de preços essas embalagens.

---------------------------------------------

Para obter uma lista de alguns fornecedores de embalagem de resgate, clique aqui.

Um comentário:

  1. Estou aqui para compartilhar meu testemunho do que uma boa empresa de empréstimo confiável fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, do russo e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar obter um empréstimo, que era tão difícil para mim e meus filhos. Fui on-line para procurar um empréstimo. perdi até um dia fiel quando conheci esse meu amigo que recentemente garantiu um empréstimo a um homem muito honesto, Sr. Benjamin. Ela me apresentou a esse honesto oficial de empréstimos, Sr. Benjamin, que me ajudou a obter um empréstimo dentro de cinco dias úteis. Serei eternamente grato ao Sr. Benjamin por me ajudar a voltar a funcionar novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin via e-mail: lfdsloans@outlook.com eles não sabem que eu estou fazendo isso por eles, mas eu preciso fazer isso porque muitas pessoas estão por aí que precisam de assistência com empréstimos, por favor, venha para esse homem honesto e você também pode se salvar .WhatsApp: (+ 1 989-394-3740)

    ResponderExcluir