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domingo, 11 de março de 2012

Recomendações para o profissional de segurança

Achei bastante interessante as recomendações do Sr. Cosmo Palasio de Moraes Júnior, diretor estadual do SINTESP e resolvi postá-las posto que podem servir não só para os técnicos, mas, para todo profissional de segurança. Antromsil

 

Jornal do Sintesp - Ano 2011 - Nº 237

“Para o profissional Técnico de Segurança do Trabalho levar sempre no bolso

 

clip_image00201. Aprenda de vez por todas que você não é o responsável pela saúde e pelas vidas das pessoas que trabalham em uma organização e, sim, é o responsável pela implantação – onde for o caso – e a gestão dos processos que própria organização tem ou terá para esta finalidade sendo ela – a organização – a responsável pela segurança e saúde no seu local de trabalho.

02. Aprenda que a legislação é algo que está muito acima dos interesses apenas das organizações ou das pessoas que nela trabalham e, que, na verdade, existe para defender o interesse coletivo maior que é o da sociedade como um todo e, que, portanto, deve ser tratado como equilíbrio e não com tendências.

03. Aprenda que qualquer programa, plano, campanha ou algo por mais bonito e bem feito que seja só será útil se for compreendido e praticado pelas pessoas e qualquer coisa fora disso é dinheiro jogado fora.

04. Aprenda que questões disciplinares dizem respeito a área especifica da organização e não ao SESMT e, que, por mais que punir faça com que algumas pessoas sintam alguma forma de poder, estamos, na verdade, atuando na pior esfera do processo da prevenção.

05. Aprenda que um boa ideia precisa de uma boa apresentação e que assim faz parte da vida de um profissional aprender a se expressar corretamente – tanto em forma, conteúdo como quantidade – e também usar a linguagem das pessoas a quem deseja apresentar algo ou mesmo convencer.

06. Aprenda que normas para serem cumpridas precisam de especialistas para interpretá-las e transformá-las em formas compreensíveis e aplicáveis para as demais pessoas e que assim não basta saber ler é preciso saber interpretar e usar a técnica para propor e desenvolver formas de aplicação.

07. Aprenda que organizações fazem produtos e vendem serviços e, que, embora segurança e saúde sejam, para nós, o foco principal, para as organizações tudo isso é apenas mais uma das muitas partes de um negócio. Isso ajudará e evitar muitos conflitos.

08. Aprenda que por mais que você admire o modelo desta ou daquela organização se quer que sua área seja tecnicamente forte deve fazer com que ela esteja baseada em normas legais e técnicas e não nos modelos feitos por alguns. Padronização faz uma área ser mais forte e reconhecida – além de otimizar recursos.

09. Aprenda que normas e procedimentos não devem ser feitos pura e simplesmente para isentar pessoas e organizações de responsabilidades, mas, sim, para padronizar ações e mudar cultura.

10. Aprenda que a vida e a saúde das pessoas é algo que não pode ser terceirizado e, que, portanto, embora nos caiba o domínio da técnica sobre o assunto prevenção, não nos cabe decidir pelas pessoas o que é melhor para elas – isso chama-se ética.

11. Aprenda que não existe profissional de segurança e saúde do trabalho primeiro, segundo ou terceiro – todos somos profissionais e o respeito entre todos não deve ser pautado pelo local ou condição de trabalho.

12. Aprenda que a CIPA não é o quintal da Segurança no Trabalho e, sim, a representação legitima dos trabalhadores e da organização no que diz respeito ao assunto Segurança e Saúde no Trabalho.

13. Aprenda que para as organizações interessa o melhor resultado e que assim sendo não importa a sua profissão, mas, sim, o que você sabe fazer e o quanto de resultado é capaz de dar. Troque o título pela utilidade e será reconhecido sem precisar se impor.

14. Aprenda a respeitar todos os profissionais da sua área de atuação e aprender com as diferenças e visões distintas levando em conta que quem criou a NR 4 tinha uma visão bastante ampla e que faz com que o SESMT seja uma área completa e não apenas o resultado de uma visão apenas.

15. Aprenda que nenhum trabalhador se acidenta porque resolveu atrapalhar aquela sua velha placa de dias sem acidentes ou porque não tinha o que fazer naquele dia. Os acidentes são muito mais complexos do que a maioria das pessoas desejam ver e suas causas, a maioria das vezes, estão distantes dos olhos dos que os investigam e analisam a partir de velhos preconceitos.”

Para download: http://www.guiadoepi.com.br/2010v2/images/stories/pdf/Jornal1.pdf

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