Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Técnica antiderrapante

Caros amigos internautas

clip_image002Imagem: www.proelis.com.br

Hoje tenho o prazer de apresentar para todos uma descoberta minha que, apesar de sua simplicidade, pode ajudar muito àqueles que a utilizarem porque é de baixo custo e pode ser feita por qualquer pessoa.

Quem, na atualidade, não tem piso derrapante em sua residência? Principalmente as pessoas que moram de aluguel, como no meu caso, que se veem diante do risco iminente de cair e até se machucarem seriamente, pois é inviável fazer  modificações na planta original do prédio em que moramos.

Desses pisos o mais perigoso é o do banheiro.

Um método que poderia ser menos dispendioso e incomodo seria a escarificação do mesmo, aumentando o atrito, mas não conheço nenhum dispositivo ou alguém que seja capaz de fazê-lo. Entretanto, se por um lado resolveria o problema de atrito, por outro lado, essa técnica se disponível, retiraria a beleza do piso cerâmico devido a abrasão, além de requerer autorização prévia do senhorio para ser efetivada.

Trocar o piso seria hoje a melhor solução, mas, incomoda bastante, é demorado e às vezes, caro, exige mão de obra especializada dentre outros empecilhos.

Descobri uma maneira barata e fácil de solucionar o caso, e estou disponibilizando o tutorial que se segue:

Equipamentos:

  • Material de limpeza;
  • Uma ou mais (quanto se precisa) bisnaga de cola maluca;
  • Máscara para o nariz; e
  • Óculos de proteção.

Aplicação:

1 – Limpe bem a superfície a ser trabalhada, ou seja, o piso. Deixe-o secar.

2 – Coloque a máscara de proteção para o nariz. (Alguns tipos de cola desprendem um cheiro forte das substâncias químicas que entram na composição do produto que podem ser - e geralmente são - tóxicos, portanto, prejudiciais à saúde.)

3 – Coloque também os óculos de segurança pois, os gases exalados pela substância irritam os olhos, deixando-os lacrimosos e com ardor.

4 – Utilize o frasco de cola aplicando-a em gotas por toda a superfície do piso a ser trabalhado, sem exagero e com o cuidado de não deixar pingar no corpo, na roupa ou no calçado. A marca da cola fica por sua conta.

5 – Deixe secar e pronto.

Observações:

Aparência - Observe que por causa da transparência da cola o piso não perde praticamente nada de sua beleza e somente olhando de perto é que se percebe.

Atrito - Quanto à aderência, testei com o pé descalço e com chinelos (japonesa) e achei que se não é perfeito como o piso ante-derrapante, mas, oferece uma adesão de pelo menos, uns 60% em relação a este. O atrito é bem maior quando se usa sandálias (japonesas).

Desgaste - É evidente que o uso diário faz com que haja desgaste da cola que, naturalmente perde sua função aderente. Neste caso, é só refazer o processo.

Confiabilidade – Confiável, desde que o serviço seja adequado, bem feito.

Espaçamento e tipo de desenho – Isso fica a seu critério, pois, depende do gosto de cada um. Mas, sugiro, no caso de pontos (gotas), um espaçamento mínimo de 5cm, como mostra a ilustração abaixo.

image

Nota: é também possível aumentar a aderência com o uso de areia fina, porém, deixa à mostra a sua aplicação alterando, desse modo, a beleza do padrão das peças.

Antromsil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário