Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Segurito - Opiniões e Notícias

Jornal O Segurito

Edição nº 74

Manaus, novembro 2012 – Edição 74 – Ano 6

clip_image002

DEIXA O SANGUE PASSAR

Ha vários fatores que podem trazer riscos ergonômicos. Nesta edição irei comentar sobre dois deles: esforço estático e compressão mecânica.

O sangue chega aos nossos músculos por capilares, ou seja, tubos bem finos que nutrem e retiram os subprodutos do metabolismo muscular. Quando o fluxo de sangue nestes tubos sofrem determinado grau de restrição começa a haver a fadiga dos músculos (imagine você trabalhando sem receber alimento, e similar).

Ou seja, ambos os problemas são decorrentes de uma dificuldade na circulação sanguínea.

A compressão mecânica ocorre quando você tem contato de uma parte do corpo com um objeto rígido. Por exemplo, o braço na borda de uma mesa que não seja boleada, como conseqüência desta compressão ha dificuldade da passagem do sangue.

No caso do esforço estático ocorre quando você faz uma contração muscular, como por exemplo, quando carregamos uma caixa. Com isso ha o aumento da pressão interna dos músculos com um conseqüente estrangulamento dos capilares.

clip_image004Então qual a solução?

Alem de uma avaliação detalhada do posto, de imediato precisamos de freqüentes pausas nestas atividades, e bastam segundos, com isso o sangue volta a circular mantendo a nutrição dos músculos.

----------------------------------

Exames

imageNa sua opinião, não realizar ou economizar nos exames admissionais, periódicos ou demissionais é mais prejudicial para a empresa ou para o trabalhador?

Não tenha dúvidas. Quando a empresa economiza nos exames necessários acaba ganhando um passivo imenso.

Como assim?

Visualize o seu Uoschinton, trabalhador de um setor com produtos químicos, utilizando uma máscara facial completa já faz seis meses e nunca realizou nenhum exame de sua capacidade pulmonar, só fez o tradicional exame audiométrico. Após cinco anos de trabalho é demitido e novamente só faz o audiométrico.

Imagine que ele teve algum problema respiratório, mas na realidade não teve nada a ver com o produto químico que ele manuseava na empresa, mas sim como consequência dos vários anos como fumante.

Pois bem, o seu Uoschinton contrata um advogado e processa a empresa.

imageAinda que fique explícito que o trabalhador era fumante, a empresa não possui nenhum registro que comprove como estava a saúde do seu Uoschinton na entrada ou na saída da empresa.

Como consequência, mesmo que a empresa consiga demonstrar o nexo da doença com o hábito de fumar, sempre haverá a possibilidade de haver consideração de concausa, ou seja, a atividade na empresa não foi a causa principal para o problema, mas teve contribuição para a doença do trabalhador.

Ou seja, talvez a empresa não tenha grandes consequências, mas por uma economia burra fica exposta a um problema que caso ocorra com mais de um trabalhador trará, algumas vezes sem necessidade, muita dor de cabeça para o jurídico e gastos para a empresa.

----------------------------------

PIADINHAS

Zé pergunta para o vendedor de relógios:
- Senhor, eu posso tomar banho com ele.
E o vendedor responde:
- Eu te vendi foi um relógio, não foi um sabonete
---------------------------

Devo tanto que se eu chamar alguém de Meu Bem, o banco toma.
--------------------------------------

João viu seu amigo chorando,e perguntou o que havia acontecido.
- Perdi minha esposa no incêndio…
- Ela morreu queimada?
- Não. Ela fugiu com o bombeiro.

---------------------------------------------

Análise Real

Acontece o acidente, socorre-se o funcionário, as causas são analisadas e..... põe-se a culpa no acidentado. Por fim, como melhoria indica-se orientação ao trabalhador.

Algumas análises de acidentes são tão simplórias que às vezes tenho vergonha alheia, realmente não analisam as verdadeiras causas do acidente e descrevem de forma camuflada o velho ato inseguro.

Não me interpretem mal, é raro, mas pode ser que a culpa seja do funcionário. No entanto, em geral a empresa contribui, no mínimo com omissão, ao não ter alertado para um problema que ocorria há algum tempo, mas que nunca havia sido questionado.

Precisamos ser o mais criteriosos possível nesta análise para termos condições de quantificar nossos problemas e conseguirmos propor medidas amplas e adequadas.

Lembre-se de que uma gestão efetiva depende diretamente de informações confiáveis e detalhadas.

-------------------------------------------------

Não faz nada!

Você já deve ter ouvido esta bobagem: esse pessoal da segurança do trabalho não faz nada!

Abaixo lista de atividades realizadas pelos profissionais de segurança do trabalho.

E pode ter certeza de que faltam diversas atividades:

- Análise de acidentes e incidentes;
- Permissão para Trabalho – PT;
- Avaliações Ergonômicas;
- Integração de colaboradores e terceiros;
- Programas diversos: PPRA, PCA, PPR,
PCMAT, PCMSO, etc;
- Laudo de Insalubridade e Periculosidade;
- Plano de Atendimento a Emergências;
- Prontuários de Vasos Sob Pressão e Caldeiras,
- Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho;
- Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Elaboração da documentação para o processo da CIPA;
- Avaliação de máquinas;
- Simulados, principalmente envolvendo a brigada de incêndio, como combate a incêndio, abandono de área e primeiros socorros;
- Monitoração da validade dos Certificados de Aprovação dos EPI´s;
- Obtenção das FISPQ´s (Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos);
- Inspeções diversas, como por exemplo: extintores, hidrantes, EPI`s, empilhadeiras, iluminação de emergência, máquinas, veículos da empresa, casa de bombas, etc;
- Treinamentos: CIPA, Brigada de Incêndio, Uso de EPI´s, NR 10, SEP, Transporte Manual de Cargas, Espaço Confinado, Trabalho em Altura, etc;
- Quadros Estatísticos da NR 04;
- Dimensionamento dos EPI’s;
- Elaboração de procedimentos;
- Estratégia de amostragem para as avaliações ambientais;
- Acompanhar auditorias e fiscalizações;
- Registro do SESMT na SRT;
- SIPAT e Mapa de Risco em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
- Sinalização de segurança da empresa;
- Manter-se atualizado em relação à legislação relacionada às diversas atividades.
- Acompanhamento de perícias;

Ufa! E não falamos da segurança com eletricidade, inflamáveis, explosivos, espaço confinado. Além dos itens específicos para determinadas atividades como as portuárias, de mineração, serviço de saúde, área rural, dentre outras.

Isso é claro, quando ainda não nos passam, controle de rotas, segurança patrimonial, etc.

E como você tem pouco para fazer, vai passar a dar uma ajudinha para o pessoal da qualidade, dos recursos humanos e da ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário