Sejam Bem Vindos!

Caros amigos internautas

Este Blog, cujo conteúdo principal é direcionado aos profissionais de segurança do trabalho, pode também ser utilizado por todos que se interessem pelo assunto.
Temos como lema servir sem pedir nada em troca; não precisa nem fazer cadastro, não nos interessa saber de dados pessoais de ninguém. Acesse e copie o que lhe interessar à vontade.
Porém, se alguém quiser espontaneamente compartilhar conosco algum texto ou arquivo interessante, será de muita valia e desde já agradecemos.

NOTA: os arquivos aqui referenciados e e disponibilizados, - salvo aqules que se pode copiar diretamente do blog, - somente estarão acessivieis por e-mail, pois, os provedores cobram pelo armazenamento e como não temos fins lucrativos não nos submetemos a eles. Ademais, temos que preservar os direitos autorais de terceiros.
----------------------------------------------------

PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Visitem o blog ASSENOTEC - http://assenotec.blogspot.com/

Para cultura e variedades: PA-RUMÃO - http://pa-rumao.blogspot.com/

--------------------------------
Solicitação de arquivo: aromaosilva@bol.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O que é o Raio X – I e II

Raio X

Fonte: http://raio-x.info/mos/view/Raio_X/

Skeleton X-Ray - CakeNa noite de 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Rontgen, faria uma descoberta que teria sua importância perpetuada até os nossos dias. O Raio X, emissões eletromagnéticas com poder de penetração em objetos opacos, maior que as conhecidas até a época, são até hoje em consultórios  médicos, aeroportos, mecânicas e até em jogos de celular com um suposto raio x, moda entre adolescentes. Tem esse nome pelo fato da letra “x” ser comumente usado para incógnitas desconhecidas em equações matemáticas. Como o raio era desconhecido, ficou o nome Raio X.

Sua importância está justamente no fato de poder penetrar em objetos que não permitem outras ondas, como a da luz que conseguimos enxergar e atravessá-los. Isso dá a possibilidade de, entre outras coisas, poder fazer exames procurando fraturas ou corpos estranhos dentro do corpo humano sem a necessidade de uma operação. Dá  possibilidade também de procurar armas em bagagens ou escondidas em roupas. O que é fato é que a descoberta de Rontgen é bastante útil até hoje.

De lá para cá os usos do Raio X foram só aumentando. Veio a necessidade de ser usar equipamentos próprios para realizar esses exames, profissionais que pudessem saber como operá-los e o que fazer com os resultados. Hoje os parelhos são, em sua maioria, eletrônicos. Exemplo disso é o tubo de Coolidge (ou ampola de Raio X) equipamento usado para produção de raios x, e, portanto, parte importante do exame. Para operar essas máquinas, analisar os resultados tirados do exame e poder apresentar uma opinião precisa sobre a necessidade do paciente foi necessário criar o profissional de radiologia. A radiologia é a ciência que estuda corpos ou objetos por meio das imagens obtidas através do exame de Raio X.

Mas inegavelmente a área que o raio x apresentou mais aplicações até hoje foi no campo da medicina. Exames como tomografia, ressonância magnética e outros exames muito comuns hoje em dia, tiveram impulso através do desenvolvimento do Raio X.

Depois de sua descoberta ainda vieram outras novidades: como por exemplo, os raios beta, alpha e gama. São raios que têm capacidade até maior de penetração do que o raio x. Principalmente   o raio gama, de todos os três, é o que tem maior energia, menos comprimento de onda e mais capacidade de passar através de objetos opacos.

Sem dúvidas o Raio X foi um grande avanço da ciência. Tem participação ativa na medicina atual, mesmo tendo sido descoberto há mais de 100 anos. A tendência, num mundo em que tudo tem ficado com mais participação das máquinas, é que o Raio X e tudo no campo da Medicina, fique cada vez mais tecnológico e avançado.

---------------------------------------

Conceito de Raio X

Raio X é uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro). Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença  está no comprimento da onda: os Raios X tem ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver. Esses raios foram descobertos em 8 de novembro de 1895 por Wilhelm Rontgen. É bastante usado na Medicina como forma de identificar problemas de ossos (como fraturas e luxações) além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um paciente (caso de alguém engula um objeto por acidente, ou outra forma de objetos estarem dentro do paciente). Pode ser definido, de clip_image003forma bem básica, como um raio que consegue atravessar corpos opacos (=não permitem a passagem de luz visível).

O aparato para produzir o Raio X é a chamado “tubo de Coolidge”. É um equipamento eletrônico, mas de funcionamento muito parecido com o tubo de Croocker. É, como o próprio nome diz, um tubo que tem um filamento de elétrons que viaja em altíssima velocidade de um polo a outro (sai do polo de carga positivo e vai para o negativo). Dentro dele a condição de vácuo é imprescindível para que haja o funcionamento correto do aparelho.

Esse filamento de elétrons viaja através do aparelho e passa por bobinas (para acelerar ainda mais esses elétrons) e por obstáculos, já que muitas dessas partículas sofrem desvios no caminho e batem na estrutura desse tubo, mas de uma forma geral, eles chegam no destino desejado. Mas essas batidas de elétrons com o tubo têm suas consequências: pela velocidade e energia que essas partículas carregam, as colisões acabam aquecendo o equipamento. Para resolver isso é necessário o uso de um óleo especial que circula dentro desse tubo, evitando que o equipamento possa ser danificado. O material usado geralmente para a confecção do “tudo de Coolidge” são o grafite ou o tungstênio.

Seu funcionamento começa com o aquecimento da placa de cátions (carga negativa) e também com a alimentação do sistema com uma corrente elétrica forte. Com o aquecimento, a placa metálica de cátions será ainda mais propensa a liberar uma corrente de elétrons. Ela será liberada e acelerada por bobinas internas do tubo. Essa corrente vai de encontro a outra placa metálica, dessa vez com carga positiva, o ânodo. A energia emitida são ondas eletromagnéticas, denominadas Raio X.

Por ter uma boa capacidade de penetração, esse raio passa por algumas camadas do corpo humano e é capturado por um papel especialmente feito para fixar a imagem. Como a maioria dos tecidos macios não aparece claramente na imagem, em alguns casos, dependendo do objetivo do exame, é necessário inserir contrastes dentro do corpo. Esses contrastes são substancias que, ao serem plicadas no corpo, reagem com algum órgão ou substância interna de forma ser mais visível em exames de Raio X. Se, por exemplo, o sistema sanguíneo é o que deve ser estudado nesse exame, se aplica um contraste nesse sistema e, ao ser feita a avaliação, veias, capilares e artérias serão mais evidentes.

Seu grande uso é na Medicina: Nos exames de Raio X, é possível detectar complicações ósseas, corpos estranhos que estejam internamente em nosso corpo. Mas sua contribuição não se restringe a esse campo: scanners de Raio X já são aparelhos quase obrigatórios nos aeroportos para segurança do mesmo. Com ele há a possibilidade de achar armas que estejam escondidas no corpo ou na bagagem do passageiro. Outra aplicação dessa tecnologia é na área da mecânica: ele é usado para detectar pequenas falhas mecânicas em máquinas de metal pesado.

Existe uma dúvida freqüente, se o Raio X pode fazer mal. No início de sua aplicação de Raio X, médicos e pacientes foram expostos por muito tempo às radiações. Como consequência essas pessoas acometidas por doenças relativas a radioatividade. O Raio X é uma radiação ionizante e, portanto, afeta células do corpo humano, podendo causar a morte delas ou a mutação das mesmas. Dependendo  da mutação causada, o resultado pode ser células cancerígenas. Portanto o Raio X, apesar de ser uma das melhores opções de diagnósticos, deve ser usado com cuidado e moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário